segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dia do Estudante - E.E.E.F. Joaquim José da Silva Xavier

A E.E.E.F. Joaquim José da Silva Xavier promoveu no dia 17 de agosto, homenagem ao Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto. Na ocasião, realizou-se um torneio de tênis de mesa entre os estudantes e premiação aos ganhadores, escolha da Musa do Esporte, apresentações artísticas e um desfile de modas.


 Confira abaixo os ganhadores:

- Musas: Emily de Matos Ferreira (Infantil), Mariza da Silva (Mirim) e Angélica da Costa Cesar (Juvenil);

- Torneio de Tênis de Mesa: Guilherme Vieloski, Robson Padilha e Emerson Nunes (3º lugar); Edilson do Nascimento, Graziele dos Santos e Luiz Meneghel (2ºlugar); Guilherme dos Santos, Matheus Meneghel e Angélica da Costa Cesar (1º lugar).

Fonte: Jornal Expressão – 27 de agosto de 2010 – Página 14











Recuperação de ruas

Na semana que passou uma equipe da Secretaria de Obras realizou um trabalho intenso de recuperação das ruas na comunidade. Na Pe. Anchieta e Avenida Assis Brasil foi colocado resíduo alfáltico, já no trecho em frente a sede campeira do CTG tropeiro Serrano, caçambas de terra, patrolamento e o alargamento do trecho deixaram a via em ótimas condições de trafegabilidade.
No Corredor dos Bastos houve também a colocação de material asfáltico e patrolamento. O prefeito João Vestena esteve no local para acompanhar o andamento do trabalho.
Fonte: Jornal Expressão – 27 de agosto de 2010 – Página 14

Patrolamento e resíduo asfáltico na Assis Brasil - Frente a Estação Ferroviária

Abertura das ruas - Assis Brasil - Frente a Estação Ferroviária

Abertura da Rua Assis Brasil - Frente a sede campeira do CTG Tropeiro Serrano

Colocação de material e patrolamento na Assis Brasil - Frente a sede campeira do CTG Tropeiro Serrano

Melhoramento das ruas - Assis Brasil - Acesso Norte da vila

Colocação de resíduo asfáltico no Corredor dos Bastos

Máquinas na rua Pe. Anchieta

BR 158 - Pintura da Faixa

Após as obras e reformas do asfalto da BR 158, no trecho de Val de Serra, a empresa CBEMI refez nesta semana a faixa que divide as pistas.

Histórico Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Júlio de Castilhos - Centenário da Diocese de Santa Maria

Iniciada com a benção da Pedra Fundamental em 06 de junho de 1926. Foi inaugurada e consagrada por Dom Antônio Reis em 17 de abril de 1936, depois de dez anos de construção. O corpo da igreja é em três naves, medindo 22x12m. A padroeira da Paróquia é Nossa Senhora da Piedade. Neste ano de 2010, Centenário da Diocese de Santa Maria, a atual Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade completa 74 anos. E podemos dizer que é a casa mais visitada e freqüentada pelos fiéis. É a casa mãe da cidade de Júlio de Castilhos.

Origem: em 1825 ou 1830 chegava do Paraná o Sr. João Vieira d’Alvarenga e se localizou no campo onde hoje está a cidade de Júlio de Castilhos. Trouxe entre seus pertences uma pequena imagem de Nossa Senhora da Piedade, de sua devoção.
No começo, a família tinha na pequena imagem o referencial para suas orações. Com o tempo, outras famílias que foram chegando, descobriram a Imagem e fizeram dela o ponto para suas orações. Dessa maneira Dom Sebastião Dias Laranjeira, quando provisionou a nova freguesia em 1883, já encontrou o nome da padroeira: Nossa Senhora da Piedade.

Comunidades que fazem parte da Paróquia

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Antônio, São Luiz Gonzaga e Santa Inês, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora da Saúde, Santa Clara, Nossa Senhora dos Navegantes (Invernadinha), Nossa Senhora Aparecida (Alvorada), São João (Ramada), Conquistadora da Terra (Ramada), Santa Julia, São Francisco de Salles (Cerrito), São João Barro Preto, Nossa Senhora Aparecida (Céu Azul), Nossa Senhora da Glória (Japecó), Caneleira, Rincão dos Pachecos, Rincão dos Pinheiros, Santo Isidoro (Campo da Semente), Presídio, Hospital.

Principais Festas

- Nossa Senhora da Piedade – no segundo domingo do mês de setembro;
- Santa Clara (Portão) – no segundo domingo de agosto.

A paróquia Nossa senhora da Piedade construiu um Salão Paroquial novo com a ajuda da comunidade de Júlio de Castilhos. O salão foi inaugurado com a festa da padroeira em setembro de 2008.
O agendamento para realizações de festas no salão é feito na Secretaria Paroquial.

Serviços e pastorais da paróquia

Pastoral da Criança, Legião de Maria, movimento Cursilho, Pastoral da Saúde, Amor Exigente, Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo, Renovação Carismática, Pastoral da Acolhida, Pastoral dos Coroinhas, Pastoral dos Ministros da Eucaristia, Pastoral dos grupos de família, Pastoral Carcerária, Ação Social, Pastoral Vocacional, Pastoral da Juventude, Apostolado da Oração, Coral Infantil, CEBS e Pastoral Litúrgica.

Sacerdotes que passaram pela paróquia

Pe. Afonso Diehl, Pe. Aparício Menezes de Oliveira, Pe.Alfredo Pozzer, Pe. Antônio Corrêa, Pe. Léo Trevisan, Pe. João Luis Ferigollo, Pe. João Diniz Pinto Soares, Pe. Bertilo João Morsch, Pe. Arnaldo Pivotto e Pe. Joselino Serafini (atualmente)

Por: Pe. Joselino Serafini

Fonte: Santuário Especial – 100 anos da Diocese de Santa Maria – 15 de agosto de 2010 - Página 18

Histórico Paróquia São José - Ivorá - Centenário da Diocese de Santa Maria

Em 1883 teve início a colonização de Ivorá, pelos imigrantes italianos que, trouxeram consigo uma imagem de São José e de Nossa Senhora. Foi erguida uma pequena capela de madeira, onde as famílias se reuniam aos domingos para rezarem o terço, cantarem as ladainhas de Nossa Senhora e ensinarem o catecismo às crianças. A região pertencia à Colônia de Silveira Martins. Em maio de 1883, foi iniciada a medição dos lotes coloniais, pelo diretor da Colônia Dr. Manuel José Silveira Couto. Em setembro desse mesmo ano, os primeiros colonos tomaram posse destas terras, em Ivorá.
A nova colônia recebeu o nome de “Núcleo Norte”, por estar situada ao norte de Silveira Martins. Mais tarde passou a chamar-se “Nova Udine”, em homenagem aos imigrantes de Udine, na Itália. Em 1939 foi denominado Ivorá, nome indígena que significa “Rio da Praia Formosa”, por sugestão do Instituto Histórico Geográfico do R.S.
Em 1889, Ivorá foi anexada ao então município de São Martinho até 1901, quando passou a pertencer ao Município de Júlio de Castilhos.
Com a fixação dos padres palotinos em Vale Vêneto, a assistência religiosa passou a ser mensal. Já em 1886, Pe. João Iop construiu a Casa Paroquial e em novembro de 1839 foi benta a pedra fundamental da nova igreja, agora de material. Em setembro de 1889 foi dada a benção solene da nova igreja de São José. De 1906 a 1918 passou a ser “Capela Curada” (capela sob os cuidados de um vigário ou Pároco).
A Paróquia São José foi criada em 28 de novembro de 1918 pelo primeiro bispo de Santa Maria, Dom Miguel de Lima Valverde, desmembrada de Júlio de Castilhos e Silveira Martins. Seu primeiro Pároco foi Mons. Humberto Busato, que permaneceu até outubro de 1962, ano de sua morte. Mons. Busato foi um grande batalhador pela causa das vocações sacerdotais e religiosas, dentre outras obras importantes como: atual igreja, torre monumento, hospital, pré-seminário, escola, colégio das irmãs e outras.
Pe. Pedro M. Copetti foi seu sucessor como segundo Pároco até abri de 1977, ano de sua morte. Pe.Pedro destacou-se nas pastorais e na educação, batalhando para a criação do Ginásio, hoje ensino fundamental, e posteriormente o 2º Grau, hoje Ensino Médio.
O terceiro Pároco foi Pe. Joselino Serafini (1977), permanecendo por dez anos. Destacou-se na formação de lideranças cristãs, na criação de novas comunidades, na construção do novo salão paroquial. Em 1979 foi ordenado Diácono da Igreja o Sr. Severino Bellinaso. Em 1981 é ordenado Pe. Celito Moro. Padre Joselino e o povo de Ivorá tiveram a honra de hospedar na Casa Paroquial os Monges Cartuxos em 1984, entregando a Severino Bellinaso as primeiras orientações aos mesmos.
Pe. Olinto Cremonese sucedeu ao Pe. Joselino em 1987, como o quarto Pároco de Ivorá, permanecendo até o início de 2005. Pe. Olinto se empenhou na formação de lideranças, em atender a Fazenda Terapêutica, na criação do CTG Centelha do Imigrante, na construção de monumentos e obras religiosas como: Via Sacra e Santuário de Nossa Senhora de La Guardia, no Monte Grappa, Monumento a São Cristovão, Cruz Luminosa do Novo Milênio, Memorial Vocacional e das Águas, no pátio da Igreja Matriz, bem como: foi assessor diocesano da CTP “Comissão Pastoral da Terra”. Em 1987 é ordenado o Pe. Ênio José Rigo. Em 1990 o Pe. Veroni Cargnelutti. Em 1996 o Pe. Vilson Venturini. Em 2001 o Pe. Egidio Peripolli.
O quinto e atual Pároco é Pe. Artêmio Luiz Santi, que assumiu em fevereiro de 2005. Pe. Artêmio, apesar de sua idade, atende mensalmente as comunidades, está sempre pronto e disponível para participar de encontros, palestras, reuniões em nível de paróquia, diocese e até mesmo em âmbito regional. Na paróquia destaca-se a Pastoral Familiar com Legitimações de casamentos, reuniões mensais com casais desta Pastoral. Na Pastoral Vocacional, se faz o acompanhamento dos seminaristas da paróquia e suas famílias, reuniões, visita às famílias dos vocacionados.

Comunidades e paróquias

1 – Sítio Alto: Nossa Senhora do Caravággio;
2 – Linha Simonetti: Nossa Senhora Imaculada Conceição (Centro Comunitário);
3 – Linha Um: Divino Espírito Santo;
4 – Cafundó: Mãe Rainha Três Vezes Admirável;
5 – Derrubada: Sagrado Coração de Jesus (Centro Comunitário);
6 – Barreiro: São Miguel Arcanjo;
7 – São João dos Melos: São João Batista;
8 – Santa Terezinha: Santa Terezinha do Menino Jesus;
9 – Santo Antão: Santo Antão Abade;
10 – Pedras Brancas: Nossa Senhora Aparecida (Quilombola);
11 – Linha Londero Moro: Nossa Senhora do Bom Parto;
12 – Piruva: Santa Maria Goretti;
13 – Linha Cinco: Nossa Senhora de Lourdes;
14 – Val de Serra: São Manuel;
15 – Pereira de Souza: Nossa Senhora Medianeira;
16 – Capitel São Francisco: Centro Comunitário de Colônias Novas;
17 – Capitel São Paulo: Centro Comunitário de Colônias Novas;
18 – Três Mártires: Santos Roque, Afonso e João;
19 – Boca da Picada: São João Maria Vianey;
20 – Linha Venturini: Santo Antônio;
21 – Linha Sete: Nossa Senhora da Pompéia (Centro Comunitário);
22 - Chapadão: Nossa Senhora da Salete (Centro Comunitário);
23 – Matriz: São José.

Ivorá é celeiro de Vocações Sacerdotais e Religiosas que em seus 91 anos de Paróquia, deu à Igreja 28 Padres (Presbíteros) e mais de uma centena de Irmãs Religiosas de várias congregações. Abriga a presença da Cartuxa Nossa Senhora Medianeira dos Monges Cartuxos, a Fazenda Terapêutica Senhor Jesus (na recuperação de dependes químicos).
As atividades paroquiais são desenvolvidas através das pastorais: saúde, familiar, catequética, litúrgica, vocacional, ação social, dízimo e das capelinhas vocacionais. São realizadas com o Pároco, Conselho Paroquial, Ministros da Comunhão, em número de 30, e outras lideranças, através de encontros, palestras, celebrações Eucarísticas e da Palavra, tríduos em preparação à festa dos padroeiros (as), visitas às famílias pelas capelinhas vocacionais, em número de 52.

Eventos

Ao longo dos 91 anos, a Paróquia teve 13 missões, pregadas pelos padres: Passionistas, Capuchinhos, Redentoristas, Palotinos e duas Santas Missões Populares pregadas por uma equipe de leigos: em 1998 preparando o Novo Milênio e 2009 o Centenário da Diocese, com encerramento paroquial na festa de Nossa Senhora do Rosário, segunda padroeira da Paróquia, em outubro. As missões Capuchinhas de 2008 foram momentos de graças especiais nos 90 anos da Paróquia.

- Jubileu de Ouro do Pe. Artêmio Luiz Santi em 2008.
- Votos perpétuos da Irmã Caciane Quatrin (Notre Dame) em Canoas e celebrada na Paróquia juntamente com o jubileu do Pe. Artêmio.
- Votos perpétuos da Irmã Cristiane Iensen (Franciscana) na comunidade de Val de Serra em 2009.

Preparando esses eventos vocacionais, houve em toda a Paróquia, visitas às comunidades e a cada família, pela Equipe Vocacional Diocesana, ampliada por padres, irmãos, irmãs de várias Congregações e leigos.

Anualmente temos as Romarias

- Vocacional ao capitel de Nossa Senhora Medianeira, entrocamento com as comunidades de São João, Barreiro e Santa Terezinha (1º domingo de novembro);
- Ao Santuário de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria (1º sábado de novembro);
- De Nossa Senhora da Saúde, Padroeira da 4ª Colônia, na Linha Quarta, Silveira Martins;
- Via Sacra ao longo do caminho no Monte Grappa ( 6ª Feira Santa);
- Celebração Eucarística no Monte Grappa, com a presença do Grupo da Fazenda Terapêutica e comunidades na Semana da Família (agosto).

Também temos, para este ano, celebrações, encontros e visitas vocacionais em preparação à Ordenação Presbiteral do Diácono Cristiano Quatrin no dia 18 de dezembro de 2010, no ano do Centenário da Diocese.

Que Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira da Diocese e todos os santos(as) padroeiros(as) de nossa Paróquia, especialmente São José, nos abençoe neste ano do Centenário Diocesano.

Por: Eremita M. Stefanello Pippi e Pe. Artêmio Luiz Santi.

Fonte: Santuário Especial – 100 anos da Diocese de Santa Maria – 15 de agosto de 2010 - Página 20