quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Chuva ameniza dias de seca - Val de Serra

A chuva que caiu no final do domingo (21/11) amenizou a seca dos últimos dias e ajudou os produtores no plantio da soja. Segundo estimativas houve diferentes milimitros na região. Confira:


Santa Maria - 03mm
São Martinho da Serra - 19mm
Silveira Martins - 10mm
Val de Serra - 28mm, em alguns lugares
Itaara - 24mm

Colheita de trigo 2010 e plantio safra verão


            A colheita de trigo está em andamento na região de abrangência da Getagri-Cotrijuc. Até o momento já foram colhidas 35% das lavouras, nas primeiras áreas a produtividade média é de 40 a 45 sc/há, sendo que o esperado era uma produtividade média de 50 sc/há, pela tecnologia que foi utilizada.
            Tal quebra no rendimento se deve ao ataque de uma doença chamada Bacteriose em alguns cultivares no mês de setembro, esta que não apresenta controle com utilização de fungicidas, sendo assim ocorreu uma redução no potencial médio esperado para as lavouras.
            O clima está favorecendo a colheita das culturas de inverno (aveia, azevém, cevada e trigo), mas em contra partida está preocupando as operações de plantio da soja principalmente, pois nos últimos dias muitas áreas foram plantadas aguardando chuvas que estavam previstas até a quinta-feira (18/11). Muitas áreas já estão em fase de germinação e emergência e outras estão aguardando chuvas para iniciar o processo. Estima-se que em torno de 25% das áreas encontram-se plantadas até o momento na região.

Jornal Expressão – 19 de novembro de 2010 – Página 13