quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Comunicado Associação d' Água

Convocamos toda a comunidade valdeserrense para estar presente no dia 28/08/10 no Salão Comunitário São Manoel para tratar os seguintes assuntos: Posse da 1ª Diretoria da Associação d' Água e a aprovação do estatuto

Sítio arqueológico explorado em Pinhal Grande

Jeferson Meneghel, estudante do curso de Licenciatura/Bacharelado em História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e morador de Val de Serra, esteve participando, na primeira semana de agosto, de uma escavação arqueológica no município de Pinhal Grande. Conheça melhor abaixo o projeto o qual este jovem participou:
Está sendo realizado no município um trabalho de escavação arqueológica na propriedade de Lucas Somavilla, pela equipe do Laborátório de Arqueologia da Universidade Federal de Santa Maria, que tem como coordenador o Professor Doutor em Arqueologia Saul Seiguer Milder e o aluno do curso de Mestrado em Patrimônio Cultural Ricardo Pellegrin Marion.
O local em que está sendo explorado possui um cerrito, com grande quantidade de material lítico relativo a época de ocupação de indígenas na região. Pelo material que já foi retirado do local, juntamente com o conhecimento que o Arqueólogo Saul Seiguer Milder possui na área, estimasse que esse bando de caçadores-coletores habitaram o local entre 3mil e 4mil anos atrás, mas isso ainda irá ser comprovado num próximo momento, onde se fará a datação do material com carbono 14 em laboratório. A equipe ficará no local até este domingo, 08 de agosto.
Paralelamente à escavação está sendo realizado também um trabalho de educação patrimonial com as escolas da rede municipal e estadual de ensino. Esse trabalho é uma oportunidade única para o município em conhecer um pouco mais a sua história. Além disso, o incentivo do poder público a essas ações é de fundamental importãncia, pois, com certeza, irá contribuir para o crescimento do município.

Grupo das escavações

Sítio onde foram realizadas as escavações

Jornal Expressão - Pinhal Grande em Fatos - 06 de agosto de 2010 - Página 09

Ruas em situação caótica

Está uma calamidade a situação das ruas da comunidade de Val de Serra, basta andar um pouco e verificar as enormes crateras nas mesmas. Onde não há calçamento na Rua Assis Brasil, os veículos sobem nos pátios das casas devido aos buracos e a rua estreita. A água da chuva também não tem pra onde escoar formando enormes poças. Já na Rua Padre Anchieta a situação é ainda pior em toda a sua extensão, pois ela está extremamente estreita, com valetas enormes e pedras soltas. “A rua localizada atrás do cemitério é intransitável em dias de chuva” – declara uma moradora. No Corredor dos Bastos as pedras estão soltas e na entrada para a ERS 348, que ainda é Rua Assis Brasil, os buracos estão tomando conta e dificultando a passagem de veículos. Sabemos que a prefeitura colocou cascalho em todas as ruas, mas de nada adiantou, pois os buracos vieram à tona novamente. “Talvez a resolução para algumas ruas seja o restante do calçamento ou uma atenção maior e constante por parte da administração. Somos uma comunidade que geremos impostos á prefeitura e merecemos atenção por parte da mesma” – declara um morador.

 Rua Assis Brasil - em frente ao Ponto da Mulekada

 Cratera na Assis Brasil

Fim do calçamento da Assis Brasil. Cadê o resto?

Situação da Pe. Anchieta

ERS 348 - Entrada para Ivorá. Esse trecho ainda é a Assis Brasil: o ônibus tem que fazer manobras para passar

Protesto de um morador: "Deu para pescar um carpa."

OBS: Algumas fotos desta matéria sairam no Jornal Expressão e com diferente legendas.
Jornal Expressão - 06 de agosto de 2010 - Página 08

Histórico da Estação Ferroviária de Val de Serra

Uma das coisas que chamam atenção em Val de Serra é a Estação Férrea, localizada na Rua Assis Brasil. Mas quase ninguém sabe como ela surgiu?
O engenheiro Teixeira Soares, visando à ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do Brasil, idealizou em 1889 a linha férrea unindo Santa Maria e Marcelino Ramos em prol da ligação desta com o a cidade de Itararé, em São Paulo.
A parte do Rio Grande do Sul foi construída separadamente do restante do trecho (que se chamaria linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud. Ouest Brésilien (1894-1907). Em 1907 foi cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil (1907-1920); em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul (1920-1975); em 1969, a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) assumiu a linha (1975-1996). Uma boa parte do trecho foi desativada no início dos anos 90 e em 1996 a América Latina Logística (ALL) recebeu concessão do trecho e de outras linhas férreas do Estado (1996 - ?). Os trens de passageiros circularam até os anos 1980.
No trecho Santa Maria-Marcelino Ramos (norte do Estado) encontra-se a Estação férrea de Val de Serra, aproximadamente 30 km de Santa Maria. Não se sabe quando iniciou as obras da mesma, mas sabe-se que foi inaugurada em 20 de novembro de 1894, com a linha já com trilhos, pela empresa Sud-Quest. Os dois prédios da estação encontram-se de pé até hoje e atualmente são moradia e depósito. Aproximadamente até o ano de 1996 ainda dava para visualizar um pequeno sino, na plataforma, que servia para chamar a atenção dos passageiros de que a maria-fumaça estava chegando.
A estação de Val de Serra era a segunda maior em movimento no Estado, perdia apenas pela de Porto Alegre, devido as proximidades com a Quarta Colônia. Pessoas mais velhas contam que haviam muita gente que vinham pegar o trem para ir para outras cidades do Estado, em Val de Serra, devido a estação ser a mais perto e estar localizada na Região Central.

Estação Ferroviária de Val de Serra - Rua Assis Brasil

Composição da ALL (América Latina Logística) passando por Val de Serra

Alguns trechos desta reportagem foram tirados das fontes: Daniel Tascheto; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Alfredo Rodrigues.

Placas e sinalização - Trevo de Val de Serra

O trevo de Val de Serra está melhor sinalizado. Foram colocadas placas que indicam curvas no lado leste e oeste do trevo. A placa indicativa do Km 295 foi retirada, pois atrapalhava a visão dos motoristas. Ela foi colocada mais a leste do trevo. No mês de julho também foram cortados os eucaliptos localizados, em prol de estacionamento, próximos ao Acessórios Pixulim.

Placas de sinalização de curvas
 
Nova localização da placa Km 295

Aniversariantes do mês de agosto

Dia 01/08/10
Agostinho dos Santos
Franciele Santos

Dia 03/08/10
Pio Vestena
Liane Moro
Jair Rigo (Empresário)

Dia 06/08/10
André Peixoto Empresário)
Elton Mattos Ferreira (Betinho da Borracharia)

Dia 07/08/10 - Viviane Ribeiro
Dia 10/08/10 - Antonio Iensen
Dia 19/08/10 - Chaiane Nscimento
Dia 20/08/10 - Maria Corina ( Neca )
Dia 21/08/10 - Cecilia Geneci(Teca)
Dia 22/08/10 - Alex Machado
Dia 25/08/10 - Celene A. Santos

Dia dos Pais 2010

O Grupo de Hipertensos "Sentinelas da Saúde" realizou homenagem aos pais no dia 08 de agosto na comunidade. Primeiramente houve Missa na Capela São Manuel com homenagem aos pais, através de uma música (Pai Herói - Fábio Júnior), por parte da turma de catequese 2009/2010. Depois aconteceu o almoço e a tarde domingueira com o Grupo Baita Baile no Salão Comunitário São Manoel. Agradecemos a presença e participação de todos no evento
.
Abaixo homenagem feita aos pais:
Pai Herói - Fábio Jr

Pai, pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos, pai e filho talvez

Pai, pode ser que daí você sinta, qualquer coisa entre esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz....

Pai, pode crer, eu tô bem eu vou indo, tô tentando vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer...

Pai, eu não faço questão de ser tudo, só não quero e não vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você

Pai, senta aqui que o jantar tá na mesa, fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensina esse jogo da vida, onde a vida só paga pra ver

Pai, me perdoa essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo, nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu

Pai, eu cresci e não houve outro jeito, quero só recostar no teu peito
Pra pedir pra você ir lá em casa e brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar

Pai, você foi meu herói meu bandido, hoje é mais muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho, você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz


Parte do público presente no evento

Formatura - Estefáno Juliano Urach Machado

Parabéns a Estefáno Juliano Urach Machado pela formatura em Fisioterapia, no dia 06 de agosto de 2010, pelo Centro Universitário Fransciscano (Unifra). A formatura foi no Park Hotel Morotin e a comemoração na Churrascaria e Pizzaria Camobi, em Santa Maria. Teus amigos de Val de Serra te desejam muitas felicidades e sucesso na profissão.






Domingueira - Grupo Melhor Idade "Gente pra Frente"

Realizou-se no dia 01 de agosto a domingueira do Grupo Melhor Idade "Gente pra Frente", no S.E.R Juventude. O evento contou com a presença de outros grupos de melhor idade da região e a animação ficou por conta de "Odair e seus teclados". Agradecemos a todos os patrocinadores e ao público presente.

Destaque

Colaboradoras do Grupo Melhor Idade "Gente para Frente"