quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sítio arqueológico explorado em Pinhal Grande

Jeferson Meneghel, estudante do curso de Licenciatura/Bacharelado em História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e morador de Val de Serra, esteve participando, na primeira semana de agosto, de uma escavação arqueológica no município de Pinhal Grande. Conheça melhor abaixo o projeto o qual este jovem participou:
Está sendo realizado no município um trabalho de escavação arqueológica na propriedade de Lucas Somavilla, pela equipe do Laborátório de Arqueologia da Universidade Federal de Santa Maria, que tem como coordenador o Professor Doutor em Arqueologia Saul Seiguer Milder e o aluno do curso de Mestrado em Patrimônio Cultural Ricardo Pellegrin Marion.
O local em que está sendo explorado possui um cerrito, com grande quantidade de material lítico relativo a época de ocupação de indígenas na região. Pelo material que já foi retirado do local, juntamente com o conhecimento que o Arqueólogo Saul Seiguer Milder possui na área, estimasse que esse bando de caçadores-coletores habitaram o local entre 3mil e 4mil anos atrás, mas isso ainda irá ser comprovado num próximo momento, onde se fará a datação do material com carbono 14 em laboratório. A equipe ficará no local até este domingo, 08 de agosto.
Paralelamente à escavação está sendo realizado também um trabalho de educação patrimonial com as escolas da rede municipal e estadual de ensino. Esse trabalho é uma oportunidade única para o município em conhecer um pouco mais a sua história. Além disso, o incentivo do poder público a essas ações é de fundamental importãncia, pois, com certeza, irá contribuir para o crescimento do município.

Grupo das escavações

Sítio onde foram realizadas as escavações

Jornal Expressão - Pinhal Grande em Fatos - 06 de agosto de 2010 - Página 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário