quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Histórico da Estação Ferroviária de Val de Serra

Uma das coisas que chamam atenção em Val de Serra é a Estação Férrea, localizada na Rua Assis Brasil. Mas quase ninguém sabe como ela surgiu?
O engenheiro Teixeira Soares, visando à ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do Brasil, idealizou em 1889 a linha férrea unindo Santa Maria e Marcelino Ramos em prol da ligação desta com o a cidade de Itararé, em São Paulo.
A parte do Rio Grande do Sul foi construída separadamente do restante do trecho (que se chamaria linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud. Ouest Brésilien (1894-1907). Em 1907 foi cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil (1907-1920); em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul (1920-1975); em 1969, a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) assumiu a linha (1975-1996). Uma boa parte do trecho foi desativada no início dos anos 90 e em 1996 a América Latina Logística (ALL) recebeu concessão do trecho e de outras linhas férreas do Estado (1996 - ?). Os trens de passageiros circularam até os anos 1980.
No trecho Santa Maria-Marcelino Ramos (norte do Estado) encontra-se a Estação férrea de Val de Serra, aproximadamente 30 km de Santa Maria. Não se sabe quando iniciou as obras da mesma, mas sabe-se que foi inaugurada em 20 de novembro de 1894, com a linha já com trilhos, pela empresa Sud-Quest. Os dois prédios da estação encontram-se de pé até hoje e atualmente são moradia e depósito. Aproximadamente até o ano de 1996 ainda dava para visualizar um pequeno sino, na plataforma, que servia para chamar a atenção dos passageiros de que a maria-fumaça estava chegando.
A estação de Val de Serra era a segunda maior em movimento no Estado, perdia apenas pela de Porto Alegre, devido as proximidades com a Quarta Colônia. Pessoas mais velhas contam que haviam muita gente que vinham pegar o trem para ir para outras cidades do Estado, em Val de Serra, devido a estação ser a mais perto e estar localizada na Região Central.

Estação Ferroviária de Val de Serra - Rua Assis Brasil

Composição da ALL (América Latina Logística) passando por Val de Serra

Alguns trechos desta reportagem foram tirados das fontes: Daniel Tascheto; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Alfredo Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário