quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aniversariantes

Parabéns a Fátima dos Santos pelo seu aniversário no dia 22 de outubro.
Parabéns a Aldoira Correa, a Vovó Cuca, pelos 80 anos realizados no dia 19 de outubro. A família a homenageou no domingo dia 24 de outubro

Passeio Dia das Crianças - Escola Joaquim José da Silva Xavier

                Os professores e as crianças das séries iniciais da Escola Joaquim José da Silva Xavier, realizaram no dia 26 de outubro, na Fazenda Pinheiro em São Martinho da Serra, o piquenique do Dia das Crianças, o qual havia sido adiado. O passeio começou pela manhã, depois teve almoço, um churrasco de ovelha ofertado pela professora Marília, e continuou a tarde com várias brincadeiras.

Seja um herói da vida real

Campanha de doação de medula acontece durante todo o dia de hoje.

                O dia 22 de outubro será marcante para Júlio de Castilhos.
                É que estará acontecendo a 1ª edição da campanha de cadastro para doadores de medula óssea.
                Será na Secretaria de Saúde e Meio Ambiente das 9h às 16h. Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade incompleto, estar em bom estado geral de saúde e não é preciso estar em jejum.
                A doação de medula óssea pode ajudar a salvar pacientes com doenças de sangue, como as leucemias, que tem o transplante como única possibilidade de cura.
                A Secretária de Saúde não está sozinha na campanha, já que tem como apoiadores a Rádio 14 de Julho, Itapuã FM, Instituto Federal Farroupilha, Lions Clube, Hemocentro, Sitegalerananet e Jornal Expressão.

                O QUE É? A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente como “Tutano”, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

                COMO É FEITA A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA? Após a confirmação da compatibilidade entre o doador e o receptor e confirmada a decisão sobre a doação, o resultado é encaminhado ao centro transplantador e é lançada a possível data de transplante. Confirmada a data, o centro que coletará a medula do doador desencadeará a realização dos exames clínicos, laboratoriais e de imagens do doador.

Jornal Expressão – 22 de outubro de 2010 – Página 15

Viagem Serra Gaúcha - Grupo de Hipertensos "Sentinelas da Saúde"

                O Grupo de Hipertensos “Sentinelas da Saúde” realizou no dia 20 de outubro uma excursão para a Serra Gaúcha. O passeio contou com uma viagem de Maria Fumaça que iniciou em Bento Gonçalves, passou por Garibaldi e terminou em Carlos Barbosa. O Grupo também visitou a loja de varejo da Tramontina, uma típica venda de produtos italianos, o Centro de Compras e o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio em Farroupilha e a Vinícola Garibaldi, onde houve degustação de vinhos. Na volta houve realização de brincadeiras no ônibus, alusivas a questão da saúde, e ocorreu a eleição do Rei e Rainha da excursão deste ano.

Feira do Livro - Escola Joaquim José da Silva Xavier

A Escola Joaquim José da silva Xavier realizou no dia 20 de outubro sua X Feira do Livro. O patrono este ano foi o Doutor e Patrão do CTG Tropeiro Serrano, Fernando do Ó Porto. A professora responsável foi Lisiane Barichelo. Na ocasião houve várias apresentações dos estudantes, banca de livros e brinquedos disponíveis aos mesmos e as pessoas da comunidade.