quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Seja um herói da vida real

Campanha de doação de medula acontece durante todo o dia de hoje.

                O dia 22 de outubro será marcante para Júlio de Castilhos.
                É que estará acontecendo a 1ª edição da campanha de cadastro para doadores de medula óssea.
                Será na Secretaria de Saúde e Meio Ambiente das 9h às 16h. Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade incompleto, estar em bom estado geral de saúde e não é preciso estar em jejum.
                A doação de medula óssea pode ajudar a salvar pacientes com doenças de sangue, como as leucemias, que tem o transplante como única possibilidade de cura.
                A Secretária de Saúde não está sozinha na campanha, já que tem como apoiadores a Rádio 14 de Julho, Itapuã FM, Instituto Federal Farroupilha, Lions Clube, Hemocentro, Sitegalerananet e Jornal Expressão.

                O QUE É? A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente como “Tutano”, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

                COMO É FEITA A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA? Após a confirmação da compatibilidade entre o doador e o receptor e confirmada a decisão sobre a doação, o resultado é encaminhado ao centro transplantador e é lançada a possível data de transplante. Confirmada a data, o centro que coletará a medula do doador desencadeará a realização dos exames clínicos, laboratoriais e de imagens do doador.

Jornal Expressão – 22 de outubro de 2010 – Página 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário