domingo, 15 de agosto de 2010

Censo 2010

Atenção aos moradores da comunidade: o censo 2010 feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está para ser realizado na comunidade. Receba os recenseadores e converse com ele. Com a sua participação saberemos como está nosso Brasil.
Atenção: os recenseadores devem estar devidamente identificados.

Dia do Estudante - E.E. E. F Joaquim José da Silva Xavier

A Escola Joaquim da Silva Xavier, comunica aos Senhores Pais que no dia 17 de agosto, haverá na escola, durante todo o dia, ATIVIDADES LÚDICAS, alusiva ao dia do esudante.

Pela manhã: torneio de tênis de mesa, almoço para os alunos seguidos de
diversas apresentações, desfile de modas, escolha da Musa do
Esporte, premiação dos vencedores do torneio, entre outras
atividades.

No desfile de modas vestirão roupas da Loja Cittadella,de Júlio de Castilhos e da Loja Ponto da Mulekada de Val de Serra.

Covidamos a todos para que participem e prestigiem!!!

A Direção

Fonte:http://www.valdeserra.net/val_de_serra.html

Café da Manhã - Fazenda Terapêutica

Realizou neste domingo, dia 15 de agosto de 2010, no Salão Comunitário São Manuel, o Café da Manhã para os familiares dos internos da Fazenda do Senhor Jesus, em Ivorá. Primeiramente aconteceu uma reunião para repasse de alguns recados, depois houve o café. Não esquecemos que Val de Serra foi escolhida e se dipôs a sediar as reuniões todos os terceiros domingos de cada mês.

100 anos da Diocese de Santa Maria

Pessoal para quem estava curioso em saber porque o sino de Val de Serra foi tocado seguidamente por quinze minutos, neste domingo (15 de agosto de 2010), fica sabendo agora: a Diocese de Santa Maria, a qual nossa Capela São Manuel, pertencente a Paróquia de Ivorá, faz parte completou 100 anos ao meio dia. Parabéns a nossa diocese.

Abaixo um breve histórico sobre a Diocese de Santa Maria

A Diocese de Santa Maria foi criada em 15 de agosto de 1910. Grande parte do território da atual Diocese pertence à região das antigas reduções jesuíticas e participou das suas vicissitudes.Mesmo antes da criação da Diocese, especialmente a partir da intensa imigração Italiana, depois de 1877, começou a promover-se mais sistematicamente a vida cristã em comunidades católicas.
A criação da Diocese, apesar das dificuldades e carências iniciais, mostrou-se providencial e decisiva para a evangelização do povo e a implantação da Igreja em toda parte. Os primeiros dois Bispos, Dom Miguel de Lima Valverde e Dom Ático Eusébio da Rocha, vieram do Nordeste do Brasil (Bahia), num edificante gesto de zelo missionário.
Os Bispos subseqüentes são naturais do RS: Dom Antônio Reis, Dom Luiz Victor Sartori, Dom Érico Ferrari, Dom Ivo Lorscheiter (Bispo Emérito) e o atual Dom Hélio Adelar Rubert, proveniente do clero de Santa Maria. Entre os fatos marcantes desta história devem ser destacados: a profunda devoção Mariana, o cultivo de numerosas vocações sacerdotais e religiosas, as sistemáticas visitas Pastorais dos Bispos, a introdução das orientações do Concílio Vaticano II e da Pastoral de Conjunto.

TERRITÓRIO DE ABRANGÊNCIA

O território da Diocese de Santa Maria é composto por 26 Municípios.
Paróquias: 37 Quase Paróquias: 1 Capelanias Militares: 3 GOVERNO:
BISPO DIOCESANO: Dom Hélio Adelar Rubert.
VIGÁRIO GERAL: Mons. Atayde Pedro Busanello, desde 14.05.1997

Catedral Diocesana de Santa Maria - Nossa Senhora da Conceição
 Fonte da foto: ensaios-fotos.blogspot.com

Basílica Nossa Senhora Medianeira
Fonte da foto: santamaria.redecidades.net

Mudas são plantadas na sede campeira do CTG tropeiro Serrano

Mudas de diversas árvores estão sendo plantadas na sede campeira do CTG Tropeiro Serrano, na Pista de Rodeios. Para os próximos eventos já teremos sombras. Além disso as mudas ajudaram a embelazar o local, o que já dá para ser notado por quem por lá passa. Parabéns a patronagem.

Podas de árvores - RGE

A empresa Rio Grande Energia (RGE), nesta semana, realizou podas em algumas árvores que estavam apresentando ameaças a rede elétrica da comunidade e transmitindo choque devido a proximidade com a mesma.

Atenção as estradas - Como estão os caminhos até Val de Serra?

Por Vinícius Dias
Itaara
BR 158 - Como há manutenção frequente, o asfalto é bom e a sinalização foi reforçada. O problema é a demora na recuperação de um trecho de uma pista que caiu, em direção a Santa Maria.
Ivorá
ERS 348 - A estrada de chão que liga ao distrito de Val de Serra está em péssimas condições. Enquanto o asfalto previsto pelo Daer não começa, há desníveis e falta de acostamento. O outro trecho de chão, que leva a Faxinal do Soturno, também está ruim.
Júlio de Castilhos
BR 158 - Com manutenção recente, a rodovia está em boa condição
ERS 348 (Val de Serra a Ivorá) - A pior rodovia do munícipio. Esburacada e com graves problemas de sinalização, a estrada de chão pede socorro.
São Martinho da Serra
ERS 516 - Apesar de manutenções paliativas, a estrada de chão constuma ficar intransitável a cada chuva. Buracos também preocupam.
Diário de Santa Maria - 14 e 15 de agosto de 2010 - Edição Especial

Pesquisas arqueológicas terão continuidade

O motivo desta postagem é devido ao jovem Jeferson Meneghel, residente em Val de Serra e estudante de Licenciatura e Bacharelado em História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estar envolvido no projeta da mesma instituição. Acompanhe abaixo a notícia:
A equipe do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Santa Maria encerrou, dia 08 de agosto, a primeira etapa do trabalho de escavação no Sítio Arqueológico do Pororó, propriedade de Lucas Somavilla.
Foram oito dias de intenso trabalho, incluindo não só a parte técnica, mas também as atividades forma focadas para orientações de educação patrimonial, recebendo um grande número de alunos da rede municipal e estadual de ensino de Pinhal Grande.
O material retirado do local será ainda analisado em laboratório e, posteriormente retornará ao município. Ainda haverá uma nova escavção com data a ser definida. Destaca-se que a importância desses estudas está em conhecer um pouco mais de nossos antepassados, sendo que já foi adiantado pelo pesquisador Dr. Saul Seiguer Milder é que esse bando indígena habitou o local entre 4 mil a 3 mil anos, período de tempo bastante significativo.
O retorno desses pesquisadores terá como ação a continuação da escavação no Sítio do Pororó e ainda será realizado um levantamento nas regiões próximas com o intuito de saber se há mais sítios arqueológicos.

Jeferson Meneghel e seus colegas na escavação

Estudantes e professores do curso Licenciatura e Bacharelado de História da UFSM

Aulas diferentes

Estudantes das escolas de Pinhal Grande acompanhando as escavações

 
Jeferson Meneghel conversando com os estudantes

Os alunos das escolas de Pinhal Grande, a partir do 4º ano, participaram de aulas diferentes - ao ar livre.
A partir de um cronograma organizado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, as escolas foram convidadas para uma visita ao Sítio Somavilla, na semana passada, durante as escavações realizadas pela equipe do Laboratório de Arqueologia da UFSM.
O sítio arqueológico estava sendo visitado e explorado por professores da UFSM e acadêmicos, coordenados pelo professor Dr. Saul Milder e o mestrando Ricardo Marion. O material coletado vai para análise no laboratório para posterior divulgação final do que foi encontrado: peças, datas, moradores.
Os alunos estavam atentos as explicações dos professores sobre o que encontraram na propriedade do Sr. Lucas Somavilla. Seus conhecimentos sobre os indígenas que, aqui estiveram há muitos anos atrás, foram ampliados.
Fonte da notícia: Jornal Expressão - 13 de agosto de 2010 - Pinhal Grande em Fatos - Página 09