domingo, 15 de agosto de 2010

Pesquisas arqueológicas terão continuidade

O motivo desta postagem é devido ao jovem Jeferson Meneghel, residente em Val de Serra e estudante de Licenciatura e Bacharelado em História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estar envolvido no projeta da mesma instituição. Acompanhe abaixo a notícia:
A equipe do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Santa Maria encerrou, dia 08 de agosto, a primeira etapa do trabalho de escavação no Sítio Arqueológico do Pororó, propriedade de Lucas Somavilla.
Foram oito dias de intenso trabalho, incluindo não só a parte técnica, mas também as atividades forma focadas para orientações de educação patrimonial, recebendo um grande número de alunos da rede municipal e estadual de ensino de Pinhal Grande.
O material retirado do local será ainda analisado em laboratório e, posteriormente retornará ao município. Ainda haverá uma nova escavção com data a ser definida. Destaca-se que a importância desses estudas está em conhecer um pouco mais de nossos antepassados, sendo que já foi adiantado pelo pesquisador Dr. Saul Seiguer Milder é que esse bando indígena habitou o local entre 4 mil a 3 mil anos, período de tempo bastante significativo.
O retorno desses pesquisadores terá como ação a continuação da escavação no Sítio do Pororó e ainda será realizado um levantamento nas regiões próximas com o intuito de saber se há mais sítios arqueológicos.

Jeferson Meneghel e seus colegas na escavação

Estudantes e professores do curso Licenciatura e Bacharelado de História da UFSM

Aulas diferentes

Estudantes das escolas de Pinhal Grande acompanhando as escavações

 
Jeferson Meneghel conversando com os estudantes

Os alunos das escolas de Pinhal Grande, a partir do 4º ano, participaram de aulas diferentes - ao ar livre.
A partir de um cronograma organizado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, as escolas foram convidadas para uma visita ao Sítio Somavilla, na semana passada, durante as escavações realizadas pela equipe do Laboratório de Arqueologia da UFSM.
O sítio arqueológico estava sendo visitado e explorado por professores da UFSM e acadêmicos, coordenados pelo professor Dr. Saul Milder e o mestrando Ricardo Marion. O material coletado vai para análise no laboratório para posterior divulgação final do que foi encontrado: peças, datas, moradores.
Os alunos estavam atentos as explicações dos professores sobre o que encontraram na propriedade do Sr. Lucas Somavilla. Seus conhecimentos sobre os indígenas que, aqui estiveram há muitos anos atrás, foram ampliados.
Fonte da notícia: Jornal Expressão - 13 de agosto de 2010 - Pinhal Grande em Fatos - Página 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário