quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resíduo Asfáltico

Alguns trechos das ruas da comunidade receberam resíduo asfáltico proveniente das obras da Br 158.

Assalto

Um homem foi assaltado, espancado e esfaqueado por causa de dez reais na madrugada do dia 02 de maio na comunidade, proximidades da Estação Férrea. A falta de segurança está um absurdo.

Jantar Baile - Clube de Mães As Pioneiras

Realizou-se no dia primeiro de maio o jantar baile do Clube de Mães As Pioneiras no Salão Comunitário São Manuel. O baile começou às 23h00min

RGE deixa novamente Val de Serra sem energia

Empresas de recebimento de grãos, prestadores de serviços, supermercado, restaurantes, posto de gasolina e residências ficaram sem energia por duas vezes na última semana, no sábado, das 8h às 18h e na terça-feira, das 8h30min às 21h. Os telefones disponíveis para reclamações continuam sem o devido atendimento, os clientes contam que ficam ligando para o 0800900900 e não tem retorno, ou seja, a RGE continua deixando a desejar quanto aos serviços prestados. Os prejuízos continuam sendo incalculáveis e mesmo acionando a empresa não tem ressarcido as suas perdas. A comunidade espera que as forças políticas de Júlio de Castilhos encaminhem uma denúncia a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Afirmaram os comerciantes que quando são feitos os contatos com a empresa, as solicitações vão a Caxias do Sul para que depois uma equipe possa fazer os atendimentos, e isto leva horas para que os consertos sejam realizados no restabelecimento da energia elétrica. Um transformador que havia queimado em Val de Serra a empresa levou 4h, para fazer a sua substituição, segundo os moradores.
"Até a queda de uma chave para ser religada tem que vir ordem de Cachoeira do Sul. Isto é um absurdo, na era digital", frisou um dos prejudicados.
Jornal Expressão - 23/04/10 - Contracapa

Encenação da Paixão de Cristo - Grupo de Teatro "As Avessas"

O Grupo de Teatro "As Avessas" dos jovens da comunidade realizaram no dia o2 e 03 de abril a Encenação da Paixão de Cristo em frente a Capela São Manoel. No primeiro dia foi encenada a condenação e morte de Cristo e no segundo dia a sua Ressurreição. O espetáculo contou com grande presença do moradores da comunidade e região. Confira abaixo a direção, enredo, personagens, atores, atrizes, assessoria técnica, colaboradores e patrocinadores:

Direção

Jâneo Manoel

Enredo

Paixão de Cristo do Grupo Jupe (Jovens Unidos pela Eucaristia), de Restinga Seca, com adaptação feita por Jâneo Manoel para a Ressurreição de Cristo

Personagens e atores do 1º dia

Narrador - Matheus dos Santos
Jesus Cristo - Jâneo Manoel
Maria - Edinara Gomes
João - Emerson Nunes
Tiago - Erick Scheffer
Pedro - Felipe Meneghel
Verônica - Liziê Gomes
Judas - Jeferson Meneghel
Pilatos - Carla Machado
Sombra 1 - Júlia Bresolin
Sombra 2 - Taize Bulegon
Simeão - Matheus Meneghel
Barrabás - Guilherme
Ladrão 1 - William dos Santos
Ladrão 2 - Luís Meneghel
Soldado Chefe Romano - Izadora do Ó Porto
Soldados Romanos - Ana Regina Maia, Jéssica Machado, Roberta Machado e Renata
Mulher 1 - Fabíeli Parcianello
Mulher 2 - Mariana Cioccari
Mulher 3 - Fernanda Bresolin
José de Arimáteia - Luis Bresolin

Personagens e atores do 2º dia

Narrador - Matheus dos Santos
Jesus Cristo - Jâneo Manoel
Maria - Edinara Gomes
João - Emerson Nunes
Tiago - Erick Scheffer
Pedro - Felipe Meneghel
Verônica - Liziê Gomes
Maria Madalena - Fernanda Bresolin
Mulher 1 - Mariana Cioccari
Mãe de Tiago - Fabíeli Parcianello
Salomé - Júlia Bresolin
Anjo - Izadora do Ó Porto

Assessoria Técnica

Efeitos Especiais (1º dia) - Elizane Maia e Arilson
Sonoplastia (1º e 2º dia) - Jader Mariano
Iluminação (2º dia) - Taize Bulegon
Maquiagem e Figurino (1º e 2º dia) - Elenir Anversa e Nara Vestena
Filmagem (1º e 2º dia) - Elenir Anversa
Fotografia (1º e 2º dia) - Nara Vestena

Colaboradores

Cecília Venturini, Adão Correa, Fátima dos Santos, Aquiles Gomes, Tereza Gomes, Hugo Pasche, Patrícia Fogaça, Pio Vestena, Leonilda Bresolin e Eliane Moro.

Patrocinadores

Fruteira Correa, Mercado Gomes, Bar da Neuza e Lancheria Maffini.

Agradecimento todos que vieram prestigiar a Encenação da Paixão de Cristo, no primeiro e segundo dia, pois sem o público não somos ninguém.

Óbito

Comunicamos o falecimento, no dia 09 de abril de 2010, de Maria Lourdes Ajala.

Dai-lhe Senhor o descanso eterno
e a luz perpétua a ilumine
Descanse em paz
Amém!!!

Óbito

Comunicamos o falecimento, na madrugada do dia 02 de abril de 2010, de João Valdemar Lemos da Rosa.

Dai-lhe Senhor o descanso eterno
e a luz perpétua o ilumine
Descanse em paz
Amém!!!

Parabéns CTG Tropeiro Serrano

Parabéns aos laçadores André Teles Santos, Alemão, Belmiro, Jair e Alberi pela conquista do segundo lugar da segunda força no rodeio de verão de São Martinho da Serra.

Acidente interrompe Br 158 por uma hora

O tombamento de uma carreta carregada de soja, no sábado, por volta das 10h40, no km 296 da BR-158, em Júlio de Castilhos, próximo a Val de Serra, deixou o trânsito interrompido nos dois sentidos por cerca de uma hora. O acidente resultou ainda na colisão traseira de outros três veículos: dois de passeio e um caminhão. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A pista só foi liberada totalmente por volta das 13h20, depois de limpa a pista, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista da carreta vinha no sentido Val de Serra/Santa Maria. Ele teria perdido o controle após ter passado por cima de um buraco na pista. O delegado Roger Brutti, que se deslocava com a família de Santa Maria para Júlio de Castilhos, onde passaria a Páscoa, conta que por pouco não se envolveu no acidente. “Estava dirigindo a poucos metros. Só vi uma nuvem de poeira subir e deixar a pista sem nenhuma visibilidade. A quantidade de farelo de soja que subiu pelos ares foi impressionante. Tanto que houve um engavetamento entre uma carreta e dois carros que estavam mais a minha frente. Prefiro não imaginar as consequências de uma carreta se chocando e tombar em cima do meu carro”, disse. Ele contou ainda que assim que eu viu a carreta virar na pista, estacionou o carro e correu para ver se havia feridos. “Felizmente, o motorista que estava só não se feriu”, adiantou. Como a pista ficou totalmente interditada, o delegado resolveu voltar para Santa Maria e fazer a viagem mais tarde. Brutti elogiou também a rapidez dos bombeiros de Santa Maria. “Minutos depois do ocorrido, já estavam no local uma ambulância de resgate e um caminhão. Não é à toa que a profissão de bombeiro é considerada a mais confiável em todo mundo”, enfatizou.


Crédito da foto: Firmino Costa


Fonte: Jornal A Razão

Gripe A H1N1

Passada a 1ª etapa de vacinação, que foi para profissionais da saúde e indígenas, a Secretaria municipal de Saúde iniciou na segunda-feira, a imunização de gestantes, crianças de 6 meses e menores de 2 anos - 1ª dose (a segunda será 30 dias após a primeira), população com doença crônica (cardíaca, respirátória, hepática, renal, sanguínea, diabetes, imunodepressão ou grande obesidade), exceto idosos com 60 anos ou mais, que serão vacinados em outra etapa. A enfermeira Lucélia Pesamosca acrescenta: "Se você faz parte de um dos grupos a ser vacinados, fique atento! Observe a data de convocação e compareça a um dos postos".
Medidas simples de higiene, como lavar sempre as mãos, ajudam reduzir a transmissão da doença. O vírus da gripe pode estar em muitos lugares, só que você não vê.
Jornal Expressão - 26/03/10 - Página 20

Rota do desenvolvimento passa por investimentos em rodovias gaúchas

....

Parabéns - Bixos

Parabéns aos mais recentes bixos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fabíele Parcianello e Jeferson Meneghel pela conquista da vaga, respectivamente, em Matemática Licenciatura/Bacharelado e História Licenciatura/Bacharelado

Palestra - Tema Água

No dia 22 de março realizou-se uma palestra com Tatiane Balen, do Instituto Federal Farroupilha de Júlio de Castilhos, sobre o tema água na escola Joaquim José da Silva Xavier.

Ladrões voltam a atacar

Segundo alguns moradores, a comunidade de Val de Serra pretende se unir e ir até o comando da Brigada Militar buscar uma solução para onda de roubos que vem ocorrendo em residências e estabelecimentos comerciais.
Na madrugada de sábado os ladrões estiveram em uma residência de onde fiurtaram roupas, calçados e um rádio, e tentaram levar uma máquina de lavar roupas, não conseguindo porque a mesma estava cheia de roupa e com água. Ainda tiraram o arranque de um trator, bateria de uma colheitadeira e chaves caximbo.
O fato ocorreu em apenas uma residência, mas nas oficinas da vila também está ocorrendo furtos durante a noite, de onde está sendo levado chaves e óleo diesel.
A comunidade está se organizando e pretende no futuro realizar uma reunião e convidar os integrantes do Conselho Municipal de Segurança Pública do Município e o comandante da Brigada Militar de Júlio de Castilhos, para que reivindique junto aos setrores competentes do estado, quanto a instalação de um posto policial na comunidade. "Aqui temos um banco, posto de gasolina, empresas de grande porte, mercados, escola, restaurantes, o número de habitantes aumentou e temos uma Br que corta a vila ao meio. Mais do que nunca necessitamos de segurança. Antigamente quando tínhamos posto policial a situação esra bem mais tranquila", frisou um morador.
Jornal Expressão - 19/03/10 - Página 19

Sicredi realiza Assembléia local

Foi realizado dia 12 de março, nas dependências do clube União Esportivo, a Assembléia local do Sicredi Planalto, onde foi exposto aos associados presentes, pelo gerente Gilson Cocco, o resultado de 2009, planejamento 2010, bem como foi feita a votação da destinação das sobras da Cooperativa que formam de R$ 10.418.000,00.
Neste evento também foi realizado o último sorteio da campanha Use e Ganhe dos Cartões SICREDI, onde os contemplados formam: Leimar Trevisan, Pedrinho Fronquetti, Juscelino Cadore, Maristela Vianna e Luís Carlos Brum.
Como resulatado da Ação Atitude Consciente, realizada naquela noite, foram arrecadados cerca de 310 Kg de alimentos não perecíveis, que neste ano foram doados ao Lar Recanto do Amanhecer, recebidos simbolicamente no evento pela presidente Daniela Pimenta Bañolas.
A Sicredi Unidade Júlio de Castilhos agradece aos associados que se fizeram presentes na Assembléia local e a todos aqueles que prestigiaram a instituição em 2009, pois a Cooperativa é do tamanho que seus associados querem que ela seja.
Jornal Expressão - 19/03/10 - Página 08