sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pastoral da Criança - Dia das Crianças

No dia 12 de outubro, no Salão São Manuel, aconteceu o encontro mensal da Pastoral da Criança de Val de Serra. Sobre a coordenação de Nara Vestena e Olga Etchepare, realizou-se a pesagem das crianças, brincadeiras, o momento de oração, apresentação dos palhaços do Grupo de Teatro “As Avessas”, uma confraternização e por fim distribuição de doces. “O futuro depende das crianças, mas a educação e o bem estar delas dependem de nós adultos. Parabéns para todos pequeninos e pequeninas, neste Dia das Crianças” – afirma Nara Vestena.

Inauguração da Capelinha Nossa Senhora das Graças

                  Foi inaugurada na tarde do dia 09 de novembro de 2010 a Capelinha Nossa Senhora das Graças no Km 293 da BR 158 em Val de Serra, em frente à casa de Elaine Anversa e Luís Costa.  A inauguração realizou-se no terceiro dia do tríduo em honra a Festa de São Manuel e a primeira missa no local foi presidida pelo Pe. Artêmio, pároco de Ivorá. A idealizadora da Capelinha é a Doutora Advogada Guiomar Soares de Melo. Na missa houve presença dos familiares da advogada e da comunidade de Val de Serra. Em entrevista Dr. Guiomar nos contou o porquê da construção e da doação desta capelinha:
                “Alguns anos atrás eu estava me deslocando para uma audiência. Foi neste trecho da Br 158 que um outro veículo não me deixou realizar, propositalmente, uma ultrapassagem. Para não acarretar um acidente pior tirei meu carro da pista. Meu carro voou por cima de uma valeta, consegui desviá-lo de uma pedra e parou porque bateu em uma pequena árvore. No momento do acidente gritei pelo nome de Nossa Senhora. Logo após fui socorrida por Elaine Anversa e Luís Costa, moradores próximos do local onde me acidentei, e liguei para o cliente o qual estava indo defender na audiência para vir me ajudar. Tive duas vértebras quebradas e fiquei meses me recuperando.
                 Algum tempo depois, pensando no acidente, decidi construir uma capelinha no local e homenagear alguma santa, mas não sabia qual. Lembrei-me, então, que no dia do acidente estava com a Medalha da Nossa Senhora das Graças e por fim decidi construir a capelinha em homenagem a ela e doá-la a comunidade de Val de Serra. A santa foi feita em Osório e chegou à capelinha no dia 19 de agosto de 2010. Quem cuida atualmente da limpeza e manutenção do local é Elaine Anversa e Luís Costa. A santa tem sido bastante visitada pelos motoristas que cruzam na BR 158.”

Tríduo e Festa de São Manuel


                Realizou-se nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2010 o tríduo em honra a Festa de São Manuel. No primeiro dia, não houve a procissão luminosa, que estava prevista, devido ao mau tempo. Porém ocorreu na Capela São Manuel a reza do terço e a missa com o Pe. Olinto Cremonezi e os grupos: Grupo de Hipertensos “Sentinelas da Saúde”, Grupo da Melhor Idade “Gente pra Frente”, Grupo de Teatro “As Avessas”, Posto de Saúde e Escola Joaquim José da Silva Xavier. No segundo dia ocorreu a missa com o Pe. Ederson, vigário do Santuário-Basílica Nossa Senhora Medianeira e as entidades e grupos: CTG Tropeiro Serrano, Clube de Mães “As pioneiras”, Pastoral da Criança e Associação de Moradores de Val de Serra. No terceiro dia do tríduo realizou-se a inauguração da Capelinha Nossa Senhora das Graças, no Km 293, da BR 158. Ela fica em frente a casa de Elaine Anversa e Luís Costa. Estes mesmos cuidam e mantêm o local limpo.
                A idealizadora da Capelinha é a Doutora Advogada Guiomar Soares de Melo, que resolveu construir esta homenagem a Nossa Senhora das Graças e doá-la a comunidade de Val de Serra, pois sofreu um acidente no local e o qual acabou se salvando. A primeira missa na Capelinha foi presidida pelo Pe. Artêmio, pároco de Ivorá, contou com a presença dos familiares da advogada e da família Anversa Costa, da comunidade de Val de Serra e das entidades S.E.R Juventude e Unidos Futebol Clube. Este ano houve a apresentação da Oração de São Manoel Mártir (Ver Abaixo)
                No dia 10 de outubro realizou-se a grande Festa em honra a São Manuel, houve missa pela manhã com o Pe. Artêmio, almoço, bingo e reunião dançante à tarde. A direção da Capela, a cargo do Sr. Aquiles Gomes e sua esposa Terezinha Gomes, agradecem a presença das entidades e de todos que de uma maneira ou outra ajudaram na realização e nos preparativos do Tríduo e da Festa de São Manuel, bem como, a todos que compareceram no evento.

Assembléia de Deus - Grande Culto

A Assembléia de Deus realizou no dia 02 de outubro de 2010, às 14h, no Salão do Juventude de Val de Serra, o Grande Culto.