domingo, 15 de agosto de 2010

100 anos da Diocese de Santa Maria

Pessoal para quem estava curioso em saber porque o sino de Val de Serra foi tocado seguidamente por quinze minutos, neste domingo (15 de agosto de 2010), fica sabendo agora: a Diocese de Santa Maria, a qual nossa Capela São Manuel, pertencente a Paróquia de Ivorá, faz parte completou 100 anos ao meio dia. Parabéns a nossa diocese.

Abaixo um breve histórico sobre a Diocese de Santa Maria

A Diocese de Santa Maria foi criada em 15 de agosto de 1910. Grande parte do território da atual Diocese pertence à região das antigas reduções jesuíticas e participou das suas vicissitudes.Mesmo antes da criação da Diocese, especialmente a partir da intensa imigração Italiana, depois de 1877, começou a promover-se mais sistematicamente a vida cristã em comunidades católicas.
A criação da Diocese, apesar das dificuldades e carências iniciais, mostrou-se providencial e decisiva para a evangelização do povo e a implantação da Igreja em toda parte. Os primeiros dois Bispos, Dom Miguel de Lima Valverde e Dom Ático Eusébio da Rocha, vieram do Nordeste do Brasil (Bahia), num edificante gesto de zelo missionário.
Os Bispos subseqüentes são naturais do RS: Dom Antônio Reis, Dom Luiz Victor Sartori, Dom Érico Ferrari, Dom Ivo Lorscheiter (Bispo Emérito) e o atual Dom Hélio Adelar Rubert, proveniente do clero de Santa Maria. Entre os fatos marcantes desta história devem ser destacados: a profunda devoção Mariana, o cultivo de numerosas vocações sacerdotais e religiosas, as sistemáticas visitas Pastorais dos Bispos, a introdução das orientações do Concílio Vaticano II e da Pastoral de Conjunto.

TERRITÓRIO DE ABRANGÊNCIA

O território da Diocese de Santa Maria é composto por 26 Municípios.
Paróquias: 37 Quase Paróquias: 1 Capelanias Militares: 3 GOVERNO:
BISPO DIOCESANO: Dom Hélio Adelar Rubert.
VIGÁRIO GERAL: Mons. Atayde Pedro Busanello, desde 14.05.1997

Catedral Diocesana de Santa Maria - Nossa Senhora da Conceição
 Fonte da foto: ensaios-fotos.blogspot.com

Basílica Nossa Senhora Medianeira
Fonte da foto: santamaria.redecidades.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário