segunda-feira, 21 de junho de 2010

Secretário de Saúde analisa vacinação contra H1N1

O Ministério da Saúde lançou a campanha informativa sobre a influenza H1N1 com a mensagem: “Gripe. Quanto mais prevenção, mais proteção”. O objetivo é orientar e incentivar a população a cultivar hábitos de higiene, principalmente para se prevenir da gripe pandêmica. “Todos são sabedores de que tivemos casos em Júlio de Castilhos no ano passado. Para tanto, faço um apelo aos professores e alunos, para que mantenham as salas de aula arejadas; aos promotores de eventos que procurem deixar os locais ventilados, que tenham nos banheiros material de higienização necessária. A prevenção ainda é a melhor medida”, alerta o secretário de Saúde e Meio ambiente, Reynaldo Hoffmann.
Além da informação, os órgãos de saúde estão empenhados em cumprir as etapas do calendário de vacinação, que foi dividido em grupos por suas faixas etárias. Mas o que está acontecendo em muitos lugares, é que as metas não estão sendo cumpridas devido a baixa procura da população pela vacina. Segundo o secretario, em nossa cidade, as mesmas estão sendo atingidas. “Estamos com 94% de nosso público alvo vacinado e acredito que até o final da campanha atingiremos 100%, que é de 8.638 pessoas”.
A campanha foi ampliada, pois começou na segunda-feira, 24, a vacinação para crianças de 2 anos e menores de 5 anos. Este novo grupo foi incluído por esta faixa etária apresentar maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente. As crianças podem ser vacinadas até o dia 2 de junho. É importante ressaltar que este grupo é imunizado com duas meias doses da vacina. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos para 21 dias depois da primeira aplicação, levá-las novamente a um dos postos de vacinação para tomar a segunda meia dose. “Muitas pessoas perguntam se as demais faixas etárias serão vacinadas, não recebemos nenhuma orientação quanto a isso, mas acredito particularmente que isso acorrerá”, diz Hoffmann.

Gripe comum

Quanto a gripe sazonal vieram 2.722 doses de vacina para os idosos, onde foram vacinados 2.076, ou seja, 76,27%, a meta é vacinar 80%. “Acreditamos que conseguimos chegar bem perto da meta devido a descentralização da vacinação, que foi feita nos ESFs e também na unidade de saúde de Val de Serra”, conclui o Secretário.

Jornal Expressão – 28/05/10 – Página 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário